FILOSOFIA DO FUTEBOL

"Filosofia do Futebol" é o novo livro de Manuel Sérgio, licenciado em Filosofia, e professor de Motricidade Humana na Universidade Técnica de Lisboa. O livro é dedicado a quatro treinadores com quem privou: Jorge Jesus, José Mourinho, o brasileiro João Paulo Medina e o histórico José Maria Pedroto.
Tal como o nome indica, o livro discute a modalidade na perspectiva filosófica de que "tudo é susceptível de ser questionado e não se aceita o aparente". "Como estamos num tempo de grande desenvolvimento científico, a filosofia ocupou-se das ciências e criei uma ciência humana nova, a ciência da motricidade humana, de que o desporto é uma das disciplinas". "A ciência da motricidade humana diz que a parte científica do desporto está no todo e não apenas no físico". Defende "um treino integrado em que tudo está em rede, o físico, o técnico, o táctico, o psicológico e, até, o social", aquilo a que anteriormente chamava "treino integrado" e hoje chama "método da complexidade, uma formulação extraída de Edgar Morin".
No seu livro, Manuel Sérgio aborda o papel do líder das equipas de futebol. Às suas qualidades, diz, "não basta ter saber do ponto de vista intelectual, é preciso ter qualidades de liderança e saber comunicar, não chega estudar e saber muito de futebol". "Antes do treino [o treinador] deve perguntar-se que tipo de pessoa quer que nasça do treino", sublinhou Manuel Sérgio, observando que "o génio tem de estar nos jogadores e o treinador ajuda a que o génio se desenvolva".
Nesta obra o autor questiona porque não tem o filósofo presença no departamento de futebol, como um adjunto do treinador que faz "a intersecção dos vários saberes dialogando com todos eles".
(Consulta em 24/11/2009)